PT Alesp


Ação Regional

A ação regionalizada como instrumento às gestões públicas é uma realidade que se expressa a cada dia nas atividades dos agentes públicos, unidos em busca de alternativas aos problemas das comunidades locais que clamam por soluções imediatas para os problemas comuns.

Em São Paulo, a ausência do Estado impulsionou experiências de êxito como a de Consórcios Intermunicipais, que passaram a ser fóruns de debates e ações para otimizar recursos, medidas e agilizar  respostas às demandas das cidades em questões compartilhadas entre fronteiras.

A Bancada dos deputados do PT, sintonizada com as novas dinâmicas e movimentações da sociedade, há tempos empunha a bandeira da regionalização e participação na elaboração do Orçamento do Estado. Os parlamentares petistas, nos últimos cinco anos, têm defendido à proposta junto ao Poder Legislativo estadual, constou no Programa de Governo do PT, apresentado por Aloizio Mercadante, e é difundida nas Audiências Regionais do Orçamento, quando traz a baila informações sobre as emendas apresentadas pela população daquela região e os vetos do governador.

No entanto, por muitos anos, os governos do PSDB atribuíram a obstáculos técnicos o impedimento para proceder ao planejamento de investimentos do Estado, com foco regionalizado.

Só agora, diante da realidade dada com o crescimento das cidades e a expansão dos problemas além dos limites das fronteiras geográficas, é que ficou consolidada para os tucanos a necessidade premente de ações conjuntas e integradas entre os municípios. Ao menos é o que o governador Geraldo Alckmin estipulou para 2013 - a regionalização do Orçamento do Estado -, após vetar proposta votada pela Assembleia Legislativa que já estipulava essa regionalização para 2012.

Nesta sessão você poderá acompanhar iniciativas, ações e propostas da Bancada dos deputados do PT, na Assembleia Legislativa, que fomentam o debate e viabilize a regionalização dos investimentos do Estado, focado na realidade local, em atendimentos às suas vocações, demandas e necessidades.