PT Alesp


Deputados

João Paulo Rillo

João Paulo Rillo é um dos fundadores da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) em São José do Rio Preto, a qual presidiu em 1994. Aos 18 anos, presidiu o PT na cidade. É ator, diretor de teatro e militante do movimento cultural.

Em 2004, eleito vereador, realizou diagnóstico das Unidades Básicas de Saúde, expôs o déficit de mais de 600 vagas em creches e alertou sobre o desequilíbrio financeiro do Instituto de Previdência Municipal de São José do Rio Preto. Candidato a prefeito em 2008, no segundo turno, obteve 103.967 votos contra os 109.145 de seu adversário.

Entre 2009 e 2010, foi assessor especial do Ministério do Turismo, representando-o junto à Subchefia de Assuntos Federativos (SAF). Em 2010, elegeu-se deputado estadual, com 111.822 votos. Em 2011, foi escolhido líder da oposição; em 2012, presidente da Comissão de Educação, integrante da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”; e, em 2013, líder da bancada do PT.

Denunciou o cartel do Metrô, os desvios de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FDE), a responsabilidade da Sabesp na crise de abastecimento de água e a qualidade da merenda. Questionou os altos valores dos pedágios, defendeu o patrimônio cultural ameaçado do Teatro Oficina e do Cine Belas Artes e mobilizou artistas pela ampliação dos recursos para programas culturais.

Rillo faz a defesa dos direitos dos servidores estaduais, aprimorando projetos do governador relacionados a professores, funcionários da educação, agentes penitenciários, delegados, entre outros. Propõe a criação do Fundo do Pré-Sal, destinando para a educação de São Paulo 75% dos recursos obtidos com a exploração de petróleo e 25% para a Saúde. É autor de projeto para ampliar a participação social nas decisões do governo e da proposta que cria a Região Metropolitana de São José do Rio Preto, entre outras.

(11) 3886 6877
joaopaulorillo@al.sp.gov.br
http://www.joaopaulorillo.com.br
jprillo